- Área: 202 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Felipe Combeau
-
Fabricantes: Arauco, CHC, Cintac®, Iberica, Italinnea, Tecpro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Posição
O primeiro passo foi tomar uma posição estratégica do terreno através de um volume elementar capaz de dominar a paisagem montanhosa e arbustiva. A planta é um quadrado de 14 x 14 m que contém todo o programa em apenas um nível.
A passagem
O segundo passo buscou estabelecer um percurso que transpassa o edifício, para criar uma forma clara de entrar e sair dele, e ao mesmo tempo, segregar internamente as áreas comuns das áreas privadas. Desta maneira, o volume se desconstrói internamente e a casa perde seu hermetismo.
Reação
A circulação incorpora dois sistemas de eixos adicionais aos do volume original, o que significa ordenar o programa internamente seguindo uma composição centrífuga que permite a cada recinto se abrir de forma diferente às diversas situações que rodeiam o volume: vistas ao horizonte, terraços ao sol, terraços na sombra, proximidade da vegetação nativa, varandas para o vale, etc. Esta organização centrífuga permite, também, que o vento circule livremente através da casa no verão, e assim, sob a estrita sombra da laje da cobertura pode-se sobreviver ao intenso calor deste local.
Esternotomia
O projeto estrutural e espacial configura-se exclusivamente com paredes duplas de alvenaria artesanal e uma laje de concreto para a cobertura. Desta maneira, através de um sistema construtivo tradicional e econômico, é criado um conjunto suficientemente maciço que é capaz de garantir inércia com respeito à gravidade, ao clima e ao tempo.